Diocese apresenta projeto de reorganização territorial, no Santuário de Vagos – Agência ECCLESIA
Este é um artigo do site ECCLESIA. Aveiro, 04 jun 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai apresentar o seu projeto de reorganização territorial,
São Francisco de Sales - santo do dia 24/01.
Francisco nasceu na província de Savóia, em 1567. Pertencente à nobre família de Barões de Boisy, cresceu no castelo de Sales. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, é possível perceber o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.
Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre. Em 18 de dezembro de 1593 foi ordenado sacerdote, aos 26 anos de idade. Foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.
Conheça a Devoção das Sete Dores de Nossa Senhora ditada a Santa Brígida. Clique e confira!
No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Em 1599, foi nomeado bispo coadjutor e, após três anos, passou a ser titular, com sede em Annecy, França. Um apóstolo do amor e da misericórdia, visitava paróquias, reorganizava mosteiros, conventos e dedicava-se à pregação e catequeses para os fiéis.
Durante uma pregação em Dijon, em março de 1604, conheceu Joana Francisca de Chantal, com quem formou uma grande amizade. No ano de 1608, escreveu e dedicou-lhe o livro “Introdução à vida devota”. Neste livro, Francisco resumia os princípios da vida interior e ensinava como amar a Deus.
A amizade com Joana contribuiu para que fundassem a Congregação da Visitação de Santa Maria, em 1610, em Annecy, com o intuito de prestar socorro aos pobres e necessitados. Anos mais tarde, a Congregação tornou-se Ordem Contemplativa e as monjas passaram a ser chamadas de Visitandinas.
São Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1622, em Lyon. No ano seguinte, seus restos mortais foram encaminhados para Annecy. Esse grande santo da Igreja morreu com 55 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.
Profecia do séc. XIV sobre o fim dos tempos? Será verdade? Clique e confira!
Declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1877, é também titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos. Foi beatificado em 1661 pelo papa Alexandre VII, que também o canonizou em 1655.
São Francisco de Sales, rogai por nós!
Referências:
vaticannews.va
Livro ‘Santos de cada dia’ – Organização de José Leite, S.J.
Livro ‘Um Santo de cada dia’ – Mario Sgarbossa, Luigi Giovannini
Conheça o nosso canal do YouTube e nos ajude fazendo sua inscrição!
Este é um artigo do site ECCLESIA. Aveiro, 04 jun 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai apresentar o seu projeto de reorganização territorial,
Um relatório divulgado pelo Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos revelou novas informações preocupantes sobre o memorando do FBI de 2023, que focava em
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou a ligação telefônica que ocorreu à tarde. O Papa fez um apelo à Rússia para
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Fiona Murphy 4 de jun de 2025 às 16:22
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Jonathan Liedl 4 de jun de 2025 às 16:28
Este é um artigo do site ECCLESIA. Leão XIV e Vladimir Putin falaram ao telefone Foto: Lusa/EPA Cidade do Vaticano, 04 jun 2025 (Ecclesia) –