Biblia aberta sendo iluminada por raios de sol

Liturgia Diária

Liturgia diária da Memória do Imaculado Coração de Maria | Sábado | 17/06/2023. Cor litúrgica: BRANCO.

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Primeira Leitura (Is 61,9-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.

10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (1Sm 2,1.4-8)

— Meu coração se regozija no Senhor.

— Meu coração se regozija no Senhor.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho (Lc 2,41-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Bendita é a Virgem Maria, que guardava a Palavra de Deus, meditando-a no seu coração. (Lc 2,19)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Compartilhar Post

Posts recentes

As palavras dos bispos chineses ao Sínodo: estamos em comunhão

Joseph Yang Yongqiang e Vincent Zhan Silu na Sala do Sínodo: trazem suas saudações. Andrea Tornielli “A Igreja na China é a mesma que a Igreja Católica em outros países do mundo: pertencemos à mesma fé, compartilhamos o mesmo batismo e somos todos fiéis à Igreja una, santa, católica e apostólica”. Com essas palavras, nos

Leia mais »
Dez dados sobre a vida de são Lucas

Dez dados sobre a vida de são Lucas

18 de out de 2024 às 01:00 Hoje (18), a Igreja celebra a festa de são Lucas evangelista. Pouco se sabe sobre ele, mas algumas tradições foram transmitidas sobre sua vida. 1. Lucas é mencionado três vezes na Bíblia Em Colossenses 4,14, São Paulo escreve: “Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, e Demas”. Em 2 Timóteo

Leia mais »
São Lucas Evangelista, o padroeiro dos médicos

São Lucas Evangelista, o padroeiro dos médicos

18 de out de 2024 às 00:01 Hoje (18), a Igreja celebra a memória litúrgica de são Lucas evangelista, o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos e o que mais fala sobre a Virgem Maria. Médico, tornou-se também padroeiro desses profissionais. São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na

Leia mais »

Igreja Sinodal: mundo digital, lugar decisivo para a missão

A Segunda Sessão da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre Sinodalidade está refletindo nestes dias sobre os lugares, entre os quais está, e não pode deixar de estar, o mundo digital, um campo onde a presença do Evangelho está se tornando cada vez mais necessária. Padre Modino – Vaticano Como lembrou Xiskya Valladares, – podemos dizer

Leia mais »
Festa de frei Galvão começa no santuário em Guaratinguetá

Festa de frei Galvão começa no santuário em Guaratinguetá

17 de out de 2024 às 16:09 A festa de santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão, começou ontem (16) no santuário arquidiocesano frei Galvão em Guaratinguetá (SP), cidade natal do santo, e no Mosteiro da Luz, onde ele morreu e está sepultado, em São Paulo (SP). Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá,

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima