Exame de Consciência - Imagem de Jesus abraçando uma pessoa que se confessa

Exame de Consciência

Um exame de consciência é fundamental para se fazer uma boa confissão e obter o perdão dos pecados.

Parte fundamental da confissão

Lembramos aqui que uma válida confissão possui três conceitos fundamentais:

  • Não esconder nenhum pecado;
  • Estar arrependido de todos os pecados cometidos;
  • Fazer o propósito de não cometê-los mais.

Vejamos bem, fazer o propósito de não cometê-los significa tentar, com todas as forças, mas se errar pedir perdão novamente.

Parece básico, porém existem pessoas que sabem do erro, mas não estão arrependidas. Sendo assim não podemos pedir perdão por algo que julgamos estar correto.

Por fim, porém não menos importante, não esconder nenhum pecado. Por mais temível que seja devemos contar tudo ao sacerdote. Fique tranquilo, pois ali você está protegido pelo segredo da confissão.

e se eu esquecer algum pecado?

Esquecer um pecado não anula sua confissão. Todavia, ao lembrá-lo posteriormente você deverá retornar ao sacramento da reconciliação para pedir perdão por ele. É aí que entra um bom exame de consciência.

É muito difícil lembrar de todos os pecados que cometemos, principalmente se ficarmos muito tempo longe da confissão. Para isso existem alguns “manuais” que servem de guia para o nosso exame de consciência.

PDF para um exame de consciência

Estamos disponibilizando aqui, de forma gratuita, um manual preparado pelos Arautos do Evangelho. Ou seja, ele contém a maioria dos pecados graves. Faça a oração do Espírito Santo e vá lendo esse manual. Anote (isso mesmo, faça uma listinha) num papel e o leve na hora de sua confissão. Isso lhe ajudará muito a não esquecer algum pecado que lhe pese depois na consciência. Clique no botão abaixo para fazer o download.

Em resumo, um bom exame de consciência leva a uma boa confissão. Portanto, permaneçamos sempre unidos a Deus, em estado de graça, recorrendo sempre a este sacramento de cura espiritual.

Assista ao vídeo abaixo com toda a explicação sobre o assunto:

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: