Biblia aberta sendo iluminada por raios de sol

Liturgia Diária

Liturgia diária do 23º Domingo do Tempo Comum | 10/09/2023. Cor litúrgica: VERDE.

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Primeira Leitura (Ez 33,7-9)

Leitura da Profecia de Ezequiel:

Assim diz o Senhor: 7“Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome.

8Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte.

9Mas, se advertires o ímpio a respeito de sua conduta, para que se arrependa, e ele não se arrepender, o ímpio morrerá por própria culpa, porém, tu salvarás a tua vida.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R. 8)

— Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!

— Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!

— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.

Segunda Leitura (Rm 13,8-10)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei.

9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “não matarás”, “não roubarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mt 18,15-20)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra; a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva. (cf. 2Cor 5,19)

 

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.

17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.

18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Compartilhar Post

Posts recentes

As palavras dos bispos chineses ao Sínodo: estamos em comunhão

Joseph Yang Yongqiang e Vincent Zhan Silu na Sala do Sínodo: trazem suas saudações. Andrea Tornielli “A Igreja na China é a mesma que a Igreja Católica em outros países do mundo: pertencemos à mesma fé, compartilhamos o mesmo batismo e somos todos fiéis à Igreja una, santa, católica e apostólica”. Com essas palavras, nos

Leia mais »
Dez dados sobre a vida de são Lucas

Dez dados sobre a vida de são Lucas

18 de out de 2024 às 01:00 Hoje (18), a Igreja celebra a festa de são Lucas evangelista. Pouco se sabe sobre ele, mas algumas tradições foram transmitidas sobre sua vida. 1. Lucas é mencionado três vezes na Bíblia Em Colossenses 4,14, São Paulo escreve: “Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, e Demas”. Em 2 Timóteo

Leia mais »
São Lucas Evangelista, o padroeiro dos médicos

São Lucas Evangelista, o padroeiro dos médicos

18 de out de 2024 às 00:01 Hoje (18), a Igreja celebra a memória litúrgica de são Lucas evangelista, o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos e o que mais fala sobre a Virgem Maria. Médico, tornou-se também padroeiro desses profissionais. São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na

Leia mais »

Igreja Sinodal: mundo digital, lugar decisivo para a missão

A Segunda Sessão da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre Sinodalidade está refletindo nestes dias sobre os lugares, entre os quais está, e não pode deixar de estar, o mundo digital, um campo onde a presença do Evangelho está se tornando cada vez mais necessária. Padre Modino – Vaticano Como lembrou Xiskya Valladares, – podemos dizer

Leia mais »
Festa de frei Galvão começa no santuário em Guaratinguetá

Festa de frei Galvão começa no santuário em Guaratinguetá

17 de out de 2024 às 16:09 A festa de santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão, começou ontem (16) no santuário arquidiocesano frei Galvão em Guaratinguetá (SP), cidade natal do santo, e no Mosteiro da Luz, onde ele morreu e está sepultado, em São Paulo (SP). Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá,

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima