Fundo com algumas pedras de várias cores. Possui uma bíblia aberta e, sobre ela, o livro do catecismo da igreja católica com capa amarela

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

O que é?

O compêndio do catecismo da Igreja Católica é um resumo da doutrina da fé da Igreja Católica. Portanto ele possui as principais partes desta doutrina em forma de perguntas e respostas.

Sendo assim, é muito mais fácil estudar a doutrina por este compêndio, principalmente pelos iniciantes na fé, pois a abordagem é mais simples e direta.

Quem elaborou?

Uma comissão presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger elaborou o compêndio em Fevereiro de 2003. Então, o mesmo Joseph Ratzinger, já como Papa Bento XVI, aprovou e promulgou o Compêndio, através dum motu proprio publicado a 28 de Junho de 2005.

A estrutura do compêndio do CIC*

A estrutura do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica segue exatamente a do Catecismo completo. Por isso, possui quatro partes:

  1. A profissão de fé (doutrina) – explicação do Credo.
  2. A celebração do mistério cristão (liturgia), a partir dos sacramentos.
  3. A vida em Cristo – OS 10 mandamentos.
  4. A oração cristã – O Pai Nosso

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica – Um legado de João Paulo II

A última versão do Compêndio data de 2005. Sendo assim, a comissão trabalhou durante três anos para apresentar uma forma atual, porém não menos teológica, da doutrina católica.

Na época, João Paulo II teve todo o empenho como chefe da Igreja. Contudo, devido ao seu falecimento em 02 de abril de 2005, o Compêndio do Catecismo foi promulgado por Bento XVI em 28 de Junho de 2005.

O Papa João Paulo II, intenso propagador do Terço Mariano, fez muito pela sua Igreja tão amada. Então não poderia deixar de ter essa tão importante contribuição.

Então não perca mais tempo. Baixe agora, sem logins, sem pedido de email, sem nada… totalmente grátis.

*Catecismo da Igreja Católica

Conheça o nosso canal do YouTube e nos ajude fazendo sua inscrição!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: