Regra de São Bento

Regra de São Bento – Baixe o pdf

A “Regra De São Bento” é a principal obra escrita pelo santo e serve de guia para toda comunidade beneditina até os dias de hoje. Assim, ela é constituída de uma introdução ou prólogo e os 73 capítulos, sintetizando assim o itinerário de conversão a Deus de uma pessoa por meio da obediência. Portanto, Cristo é o guia de amor que deve estar acima de todas as coisas.

São Bento, em sua Regra, sempre lembra sobre a importância da humildade, pois dela provém a disponibilidade total em conformar a própria vontade com a de Deus.

O que são o céu e o inferno? E Deus disse: venha ver! Ouça esse Cate Cast e outros mais clicando aqui!

As fontes da Regra de São Bento

São Bento buscou principalmente nas Escrituras para escrevê-la. Mas, baseou-se em São Pacômio, em São Basílio, na Vitae Patrum, em Santo Agostinho, entre outros. Permanece ainda aberta a questão muito discutida sobre a relação entre a Regra beneditina e a Regula Magistri, a qual, segundo a opinião tradicional, lhe seria posterior, ao passo que vários estudiosos a consideram, ao contrário, anterior à primeira.

O mérito principal da Regra deve estar no fato de São Bento ter realizado uma síntese das experiências monásticas, utilizando-se de especial sabedoria, moderação e equilíbrio na organização da vida monástica.

Um pouco sobre a história

Nasceu na Núrsia e era de família rica. Estudou em Roma e devido ao ambiente promíscuo vivido nessa cidade acabou se isolando numa vida religiosa… depois decidiu ser monge.

Conta-se que Bento sofreu duas tentativas de assassinato: na primeira, seus inimigos lhe ofereceram um pão envenenado, sendo salvo por um corvo faminto. Já na segunda vez deram vinho envenenado para ele tomar. Mas, antes de beber, fez o sinal da cruz e disse: “Afasta-te de mim, satanás. Leve de volta o teu veneno”. Então, o cálice se quebrou.

Baixe o pdf “Memórias de Irmã Lúcia” e conheça tudo sobre o Terceiro Segredo de Fátima. Clique aqui!

Por isso podemos contar com esse grande santo. Podemos o invocar contra as ciladas do demônio ou para receber graças. Baixe agora a Regra de São Bento em Pdf e conheça toda a sua essência divina de salvação.

Fontes usadas neste post: Sites terra.com.br e mosteiro de são bento.org

Reze o Santo Terço conosco diariamente às 21 horas pelo nosso canal do YouTube. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: