Reflexão sobre o Evangelho de 30 de junho
Para a data de 30 de junho, a leitura do Evangelho designada para a meditação e estudo da Palavra de Deus é o trecho encontrado
Primeira Leitura (1Cor 7,25-31)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim.
27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos disso. 29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 44)
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem:/ é vosso Senhor!
— Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro./ Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo.
— Entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”./ Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos;/ fareis deles os reis soberanos da terra.
Evangelho (Lc 6,20-26)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Para a data de 30 de junho, a leitura do Evangelho designada para a meditação e estudo da Palavra de Deus é o trecho encontrado
Em Lisboa, o Centro de Conhecimento – Luiza Andaluz, uma iniciativa das Servas de Nossa Senhora de Fátima, promove um encontro para discutir ‘O vazio
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
Evangelho e palavra do dia 03 julho 2025 Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22 Irmãos, já não sois mais estrangeiros nem migrantes,
A mais recente edição do boletim semanal em latim, intitulado “Hebdomada Papae”, traz um resumo dos principais acontecimentos e temas abordados durante a última semana.
Em Braga, no Museu Pio XII, são hoje (2 de julho de 2025) apresentadas duas publicações significativas no campo dos estudos sobre espiritualidade e mística.