Biblia aberta sendo iluminada por raios de sol

Liturgia Diária

Liturgia diária da Festa de Santa Maria Madalena | Sábado | 22/07/2023. Cor litúrgica: BRANCO.

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

Eis o que diz a noiva: 1Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 14o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

— A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

— Venho assim contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida e por isso meus lábios vos louvam.

— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de Festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

 

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Compartilhar Post

Posts recentes

Bíblia aberta sendo iluminada por uma luz dourada

Evangelho e palavra do dia 08 setembro 2024

Evangelho e palavra do dia 08 setembro 2024 Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,4-7a Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os

Leia mais »

Papua Nova Guiné, os testemunhos das realidades eclesiais

No santuário de Maria Auxiliadora, em Port Moresby, o Papa ouviu os testemunhos de uma religiosa, de um sacerdote e de representantes dos catequistas e do Sínodo sobre a sinodalidade. Lorena Leonardi – Vatican News O desafio de se comunicar com os pobres e com aqueles que estão nas periferias, a fadiga para integrar a

Leia mais »

“Minha vida como missionário em Papua Nova Guiné”

O testemunho do bispo salesiano Francesco Panfilo, que após anos de trabalho missionário nas Filipinas foi enviado por João Paulo II para guiar uma diocese em Papua Nova Guiné. Andrea Tornielli – Port Moresby “Duc in altum”, avançar para águas mais profundas: essas palavras de Jesus foram escolhidas para o lema episcopal de Francesco Panfilo,

Leia mais »

Cardeal Grech: rumo a uma Igreja com estilo cada vez mais sinodal

O Secretário Geral do Sínodo é o autor do prefácio do livro “A memória gera futuro”, publicado pela Libreria Editrice Vaticana, que reúne as meditações feitas pela monja beneditina Maria Ignazia Angelini por ocasião da primeira sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2023. Cardeal Mario Grech – Secretário Geral da Secretaria Geral do Sínodo

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima