Paralíticos, porque preguiçosos (Homilia Diária.1123: Terça-feira da 4.ª Semana da Quaresma)

Paralíticos, porque preguiçosos (Homilia Diária.1123: Terça-feira da 4.ª Semana da Quaresma)



A cura do paralítico da piscina de Betesda tem a ver com três coisas: com a preguiça de não querer buscar em Cristo a própria salvação; com o pecado de deixar sempre para depois o momento de converter-se; e com a vontade desordenada de trabalhar mais pelos bens do mundo do que pelos bens da alma. Ao contrário da nossa inatividade seletiva, que é mole para o que importa, mas que se transforma em grande diligência quando se trata de dinheiro, prazer ou prestígio, Deus não cessa nunca de operar, tendo sempre em vista o nosso bem e a nossa salvação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 2 de abril, e roguemos a Cristo que nos tire da nossa tibieza e nos infunda uma pronta diligência para as obras de piedade e amor.

fonte

44 comentários em “Paralíticos, porque preguiçosos (Homilia Diária.1123: Terça-feira da 4.ª Semana da Quaresma)”

  1. CREIO QUE PARA ALÉM DE TUDO O QUE O SR. PADRE SALIENTOU, JESUS NOS QUER ALERTAR TAMBÉM PARA A CARIDADE, O AMOR CARIDOSO QUE OS JUDEUS NÃO PUNHAM EM PRÁTICA!
    COMO NÃO AMAR DEUS VIVO QUE DO ALTO DO CÉU, OLHOU A TERRA E SE COMPADECEU ATÉ ÀS
    ENTRANHAS DOS QUE
    CAMINHAVAM ERRANTES, SEM LUZ, CHEIOS DE SEDE DE JUSTIÇA E SOFRIAM DE ALGUM OUTRO MAL; E RESOLVE DESCER À TERRA PARA NO MEIO DO SEU POVO SENTIR NA CARNE E NA ALMA, AS SUAS DORES E SER A SUA PROVIDÊNCIA; SALVAR E LIBERTAR E SECORRER O POBRE, O DESPROTEGIDO, O DOENTE E OS
    MISERÁVEIS QUE NÃO TÊM AUXÍLIO!?
    COMO NÃO AMAR A DEUS, QUE PÕE O HOMEM E A SUA SAÚDE DO CORPO E DA ALMA, TAMBÉM DE DOENÇAS DO FORO ESPIRITUAL,
    ( agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior). ACIMA DO SÁBADO E DE REGRAS E
    OLHANDO CHEIO DE TERNURA,
    DIZ AO PARALÍTICO: QUERES SER CURADO?
    LEVANTA-TE, TOMA A TUA ENXERGA E ANDA…;
    CONTRARIANDO OS JUDEUS QUE DESCUIDAVAM A CARIDADE PARA DAREM PRIORIDADE AO SÁBADO QUE SEM O HOMEM, NÃO PODE DAR GLÓRIA A DEUS POR SI MESMO, É APENAS MAIS UM DIA QUE DÁ LUGAR A OUTRO DIA!?….
    COMO NÃO AMAR A DEUS QUE É AO MESMO TEMPO PAI E NUNCA ABANDONOU OS SEUS FILHOS QUE PASSAM
    TAMBÉM HOJE,
    PELO MESMO CAMINHO DAS MUITAS DIFICULDADES, (PARTICULARMENTE NA AREA DA SAÚDE , ABANDONO)….E SEM OLHAR AO NOSSO PECADO, QUER SER O NOSSO MÉDICO, O NOSSO REMÉDIO E A NOSSA CURA DOS MALES QUE SÓ ELE TEM A SOLUÇÃO E
    PODE CURAR!?

  2. Para cuidar do nosso corpo precisamos de muito pouco e, no entanto gastarmos tanto…para cuidar da alma e do coração precisamos do "Tudo" que és Tu nosso Deus…e para buscar-te tudo parece tão leve e tão doce… a Cruz CONTIGO se torna tão leve e tão doce

  3. Me perdoe se no atrevimento de questionar e podendo até parecer arrogante, juro que não é a intenção mas sim buscar o entendimento; qual a tradução desta Bíblia? Pois não é isso que lendo eu entendi (desde criança).
    No literal diz que: 1º) O homem tinha a doença a 38 anos e não a 38 anos lá deitado doente (João 5:5).
    2) Não tinha chance de chegar até o poço porque os mais ágeis chegavam antes e só uma pessoa (de toda a multidão) era curada (a que chegasse Primeiro – João 5:4). Além disso, não era sempre que essas aguas curavam, era só lá de vez em quando que um anjo descia e fazia as aguas se agitarem. Imagine o sofrimento e a desilusão de vida deste homem ali esperando a agua um dia se agitar , esperando um dia uma alma caridosa o ajudar. Tem dias que talvez nem deu vontade mais de abrir os olhos e se passou 38 anos só no fino fio de esperança.
    3) Ninguém o ajudava-o a ter acesso (João 5:7) .
    4) Jesus só perguntou: – Tu queres ser curado? (João 5:6 – não tem insinuação na pergunta a respeito da ociosidade do enfermo) Então porque Jesus perguntou se a resposta nos parece lógica que seria sim? Bem… Pra nós, pode até parecer lógico que sim, MAS… era sábado e Jesus poderia estar dando o direito ao enfermo de optar. Uma interpretação da pergunta poderia ser: Tu queres ser curado POR MIM, hoje num SÁBADO? (e depois o paralítico carregou o leito – também proibido num sábado). Reparei também que o homem certamente não conhecia Jesus, do contrario teria gritado sim.
    Sempre dei o entendimento a esta passagem para aquele fato de pessoas, que estão mais interessadas na obediência de regras e ritos do que a evidencia das obras de Deus.

    Mas entendo sua colocação querido padre, tem pessoas acomodadas em suas doenças, pessoas que "lucram" com suas doenças.
    Quando Jesus pergunta ao paralítico, ele não responde mas se justifica (ninguém me ajuda, os outros são mais rápidos) [mas é 38 anos]
    Jesus já tinha conhecimento do causo (João 5:6) e diz levanta pega teu leito e anda (João 5:8).
    E na hora o cara levanta pega a cama e "pega o beco" (??? O cara era um enrolão e Jesus conhecia o golpe? Então…)
    O homem, ainda se ajeitando da "retada" que levou de Jesus; vem então os judeus e lascam outra:
    – Ei Não Pode Tá Carregando Cama Num Sábado Viu?! Quem é que te mando carrega???.
    Notei aqui a segunda desculpa do homem, tirando o corpo fora (talvez seja esse o pecado que Jesus se referiu – João 5:14):
    – Eu não queria carregar mas aquele que me curou disse para eu levar, (João 5:11).
    A maior safadeza foi quando o homem encontra Jesus. Me pareceu que Jesus tira uma onda com ele porque diz: – Eis que estas curado (claro que estava curado, Ele sabia pois se foi Ele mesmo quem o curou). Foi dai que Jesus lasca outra no lombo do sujeito diz pra não pecar mais (cacuetar os outros, tirar o corpo fora – ficar se fingindo de doente – será?) E eu acredito que era fingimento porque o Homem foi direto pros judeus dizer que Jesus era o nome do homem que o havia "curado" (pois ele nunca foi curado, era um safado fingido que Jesus desmascarou e mandou tomar juízo e o "paralítico"). Agora eu queria ver o que aconteceu com esse homem, porque ele pecou e Jesus disse que se ele pecasse aconteceria coisa pior.

    E o que dá para tirar disso tudo??
    Se Deus te diz faz, então sai da tua zona de conforto, vai e faz, para que se não a coisa vai piorar.

  4. O tema deste vídeo é indubitavelmente um puxão de orelha para mim. Sou este paralítico, inerte por ter interiormente uma preguiça espiritual manifestadas por uma aversão ansiosa ao esforço. É uma forma de tibieza. É minha Cruz, e não a tenho carregado como O Senhor espera de mim. Não tenho conseguido me esforçar no cumprimento das tarefas da minha vida no quotidiano, estudo,etc.. etc… imploro por orações, preciso vencer em Cristo 🙏🏼Do jeito que estou não há como chegar a lugar algum a não ser uma situação cada vez pior..

  5. Essa foi para mim. Apesar de rezar diariamente o santo rosário, o terço da misericórdia e o terço bizantino, eu ainda me sinto espiritualmente preguiçoso. Santa Missas aos domingos é pouco. Falta as penitências e sacrifícios diários. Ainda sou um preguiçoso espiritual. Não quero viver assim. Jesus, dai-me a graça do fervor espiritual.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima