reflexão-do-3º-domingo-da-quaresma-de-2021

Reflexão do 3º Domingo da Quaresma de 2021

Nossa reflexão sobre o 3º domingo da quaresma deste ano de 2021 começa com uma pergunta: Jesus Cristo veio para abolir a Lei(10 mandamentos)?

3º Domingo da Quaresma de 2021 – O que as leituras nos dizem?

Ao depararmos com as leituras deste domingo, 07/03/2021, diferente do 2º domingo da quaresma, vemos que a primeira leitura fala sobre os dez mandamentos enviados por Deus a Moisés no monte Sinai. Já na segunda leitura Paulo exorta-nos que devemos pregar Jesus Cristo crucificado. Por conseguinte o Evangelho segundo João mostra Jesus que fez um chicote e expulsou todos que usavam o Templo como casa de comércio.

Fazer comércio no Templo era permitido pela lei, pois lá aconteciam os sacrifícios oferecidos pelas pessoas. Então existiam os vendedores de animais, os cambistas que trocavam as moedas, entre outros.

Uma reflexão – Quem serve quem?

A lei (mandamentos) é sempre boa, pois foi nos dada por Deus. Jesus veio aperfeiçoar, e não abolir a lei. Isso significa que ela está sempre abaixo da vida. “O que é permitido fazer no sábado, salvar uma vida ou deixa morrer?“. Desta maneira Jesus sabe que, naquela época, o sacrifício de animais era permitido. Mas, transformar o Templo (no catolicismo seriam as Igrejas) em casa de comércio não fazia sentido.

Portanto, devemos seguir os mandamentos para uma boa conduta de vida. Entretanto, nunca podemos nos esquecer que estamos sempre acima dela. Se você tem um doente em sua casa e deixa de cuidar dele para ir a missa, apenas porque a Igreja pede, está errado, pois Jesus está na sua casa, na figura daquele doente. Entendeu o por quê muitas vezes fazemos o modo errado?

Devemos servir a Deus na figura dos nossos irmãos e irmãs e pregar Jesus crucificado a todos. Só Ele é a porta que nos dá acesso ao Pai. A Lei é boa, porém Jesus veio nos libertar dos fardos pesados que os fariseus impunham ao povo. É isso que a reflexão do 3º domingo da quaresma de 2021 nos leva a refletir.

Aproveito para convidar você a rezar o Santo Terço todas as noites às 21h, direto do nosso canal do YouTube!

Créditos da imagem: franciscanos.org.br

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: