Ícone de São Martiniano com roupas marrons. Possui cabelos, barba e bigode brancos

São Martiniano

São Martiniano – santo do dia 13/02.

Eremita e andarilho [morte 435]

Origem e fama
Nasceu no século IV, em Cesaréia (Palestina). Aos 18 anos ingressou no eremitério e logo alcançou fama de santidade. Era procurado por seu dom de dirigir e aconselhar as almas, curar os doentes e libertar as pessoas do demônio.

Conheça a Devoção das Sete Dores de Nossa Senhora ditada a Santa Brígida. Clique e confira!

Testemunho e conversão
Quando sua fama de santidade espalhou-se, uma jovem milionária chamada Cloé fez uma aposta com os amigos a fim de tirar o monge de sua vida casta. Ela vestiu-se de farrapos e pediu abrigo ao monge, que a recolheu e levou para os fundos do mosteiro. Ali ela começou a incitá-lo, porém não teve sucesso. Na manhã seguinte apareceu a ele novamente, dessa vez com roupas muitos sensuais, o provocando sexualmente. Não se sabe se Martiniano cedeu à tentação ou a resistiu. Na literatura há controvérsias nessa informação, o que se sabe é que a jovem, que até então foi mal intencionada, após esse fato converteu-se ao cristianismo. Depois disso, Cloé tornou-se freira no convento de Santa Paula, em Belém.

Fragilidades e firmeza da decisão
Após os fatos por parte de Cloé, São Martiniano percebeu suas fragilidades e decidiu morar em uma ilha. Até que em outra ocasião, houve um naufrágio naquela região, e a única pessoa que conseguira salvar-se foi a jovem Fotinia. Ela o encontrou na ilha e lhe pediu ajuda, mesmo tendo ajudado a moça, São Martinho decidiu fugir daquela ilha a nado. Tinha em vista suas fragilidades e preferiu arriscar-se no mar, nadando quilômetros até a outra encosta. Depois desse fato decidiu tornar-se andarilho para não correr o risco de precisar abrigar alguma pessoa e ser novamente tentado.

Profecia do séc. XIV sobre o fim dos tempos? Será verdade? Clique e confira!

A minha oração
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e ao mesmo tempo lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio, a exemplo e intercessão de São Martiniano te peço essa graça”.

São Martiniano, rogai por nós!

Fontes:

  • Martirológio Romano
  • santodelgiorno.it

Conheça o nosso canal do YouTube e nos ajude fazendo sua inscrição!

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: