
Evangelho e palavra do dia 17 março 2026
Primeira Leitura – Ezequiel 47,1-9.12 Leitura da Profecia de Ezequiel Naqueles dias, o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía
São Pedro Claver - santo do dia 09/09.
O Papa Leão XIII, ao canonizar São Pedro Claver, declarou: “Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo”.
Nasceu em Verdú, na Catalunha (Espanha), em 1580. Desejando os piedosos pais consagrar o filho ao serviço do altar, enviaram Pedro à Salsona para estudar os primeiros elementos da gramática. Com 15 anos, o Bispo de Salsona conferiu-lhe a primeira tonsura e, aos 21 anos, entrou na Companhia de Jesus em Barcelona. Pedro era devotíssimo da Virgem Maria e um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após os estudos, Pedro foi ordenado sacerdote e enviado como missionário à Cartagena, porto da Colômbia, onde viveu seu apostolado entre os escravos por mais de quarenta anos.
Em Cartagena, Pedro Claver estava diante de um dos três portos negreiros da América Espanhola, onde, a cada ano, chegavam de 12 a 14 navios carregados de escravos.
Os escravos trazidos ou “roubados” da África ficavam durante a viagem nos porões escuros do navio, que não tinham condições para abrigar seres humanos. Eram tratados com menos cuidado do que os animais selvagens, e por fim os que não morriam, eram vendidos.
Sem dúvida, o mercado dos escravos foi a página mais vergonhosa da colonização das Américas. Muitos missionários levantaram a voz contra esta desumanidade, mas sofriam perseguições e eram expulsos. O Papa proibiu repetidas vezes o comércio de escravos, mas a voz da Igreja não comovia a dureza dos comerciantes nem das autoridades.
Durante mais de quarenta anos, a vida de Pedro Claver foi servir àqueles escravos, cuidando deles, do físico ao espiritual. Claver fazia de tudo para evangelizar um por um. Por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos.
No dia 3 de abril de 1622, Pedro Claver acrescentou aos votos religiosos de sua profissão mais um voto: o de gastar a vida inteira ao serviço dos negros escravos. Testificando este voto, escreveu de próprio punho: “para sempre escravo dos negros”.
Vítima da caridade, acabou morrendo em 8 de setembro de 1654, com 74 anos de idade e 52 anos de vida religiosa, quando ao socorrer o Cristo excluído e chagado, pegou uma terrível peste.
Foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1888. São Pedro Claver foi declarado pelo Papa Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros. Em razão da solenidade mariana, sua festa foi transferida para 9 de setembro, um dia após a data em que se celebra a sua morte.
São Pedro Claver, rogai por nós!
Conheça o nosso canal do YouTube e nos ajude fazendo sua inscrição!

Primeira Leitura – Ezequiel 47,1-9.12 Leitura da Profecia de Ezequiel Naqueles dias, o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía

Primeira Leitura: Isaías 65,17-21 Leitura do Livro do Profeta Isaías Assim fala o Senhor: “Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas

Primeira Leitura – 1 Samuel 16,1b.6-7.10-13a Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: “Enche o chifre de óleo e

Primeira Leitura (Os 6, 1-6) “Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. Em

O Caminho do Amor: Do Arrependimento à Entrega Total Leitura do Dia Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10 Assim fala o Senhor Deus: “Volta, Israel,

Acolher a Voz de Deus e Vigiar o Coração: Reflexão do Dia Primeira Leitura: Jeremias 7,23-28 Leitura do Livro do Profeta Jeremias Assim fala o