Imagem de São Severino pregando para pessoas com uma cruz na mão

São Severino

São Severino – santo do dia 08/01.

Severino nasceu em 410 na África. Inspirado pelo Espírito Santo, foi levado para uma outra região no vale do Danúbio. Isso não quer dizer que o lugar que Deus lhe indicou era o melhor. Pelo contrário, desafios econômicos e políticos, falecimento do rei dos Hunos, Átila; destruição naquele lugar por causa das invasões. Enfim, o povo estava perecendo. Para isso que São Severino foi enviado, para ser sinal desse amor de Deus.

São Severino levou a evangelização ao vale do Danúbio que, neste período, estava muito agitado. Sua fama espalhou-se, atraindo para si muitos pagãos e bárbaros hereges que, mesmo quando não se converteram, melhoraram seus costumes.

Conheça a Devoção das Sete Dores de Nossa Senhora ditada a Santa Brígida. Clique e confira!

Grande influência ele exerceu pela sua vida de virtudes, de oração e penitência. Fundou vários mosteiros e foi sinal de discernimento para tantas pessoas que queriam se consagrar totalmente a Deus. Ele não fugiu do mundo; pelo contrário, retirou-se por causa do amor de Deus e de toda a humanidade. Quantas vezes, São Severino deixou a sua vida monástica para ir ao encontro de reis, porque, se o rei dos Hunos havia falecido, muitas tribos bárbaras queriam invadir aquelas regiões. Em prol da evangelização, São Severino foi se desdobrando, seus mosteiros se tornaram verdadeiros faróis de uma nova cultura, de uma civilização centrada em Deus. Suas armas: oração e diálogo.

Profecia do séc. XIV sobre o fim dos tempos? Será verdade? Clique e confira!

Além do apostolado diretamente religioso, São Severino exercia a caridade. Sua obra predileta era a assistência aos pobres e, sobretudo, os prisioneiros. São Severino foi a voz de Deus nos períodos difíceis do povo. Faleceu em 482, deixando um rastro de santidade para os seus filhos espirituais e para as autoridades.

São Severino, rogai por nós!

Referência:
Livro ‘Santos de cada dia’ – Organização de José Leite, S.J.

Conheça o nosso canal do YouTube e nos ajude fazendo sua inscrição!

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: