Festa de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi tem origem na Igreja Católica e remonta ao século XIII. A festividade foi instituída para celebrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o sacramento da comunhão.

Imagem de ostensório com Jesus Eucarístico

04/jun/2023

Hoje vamos explorar uma das festas mais importantes do calendário cristão: Corpus Christi. Do mesmo modo celebra-se anualmente em várias partes do mundo, essa festividade é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua devoção à Eucaristia e reafirmarem sua fé na presença real de Cristo na hóstia consagrada. Neste artigo, vamos mergulhar na história, nos rituais e nas tradições que envolvem a Festa de Corpus Christi.

Origem e Significado

A festa de Corpus Christi tem origem na Igreja Católica e remonta ao século XIII. Dessa forma a festividade foi instituída para celebrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o sacramento da comunhão.

A história da festa está relacionada a uma freira agostiniana chamada Juliana de Cornillon, que viveu na cidade de Liège, na Bélgica, no século XIII. Assim, Juliana teve visões nas quais Jesus lhe mostrou a necessidade de uma festa especial em honra à Eucaristia.

Juliana compartilhou suas visões com o bispo local e com Jacques Pantaléon, que se tornaria o Papa Urbano IV em 1264. Assim o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi em 8 de setembro de 1264, através da bula papal "Transiturus de hoc mundo" bem como determinou que a festa fosse celebrada anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre 60 dias após a Páscoa.

Data e Preparativos

Comemora-se Corpus Christi sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. Então as comunidades católicas se preparam para a festa com uma novena, uma série de nove dias de oração, reflexão e preparação espiritual.

Procissões e Tapetes de Rua

Imagem de tapete de rua feito na Festa de Corpus Christi

Uma das tradições mais marcantes de Corpus Christi é a realização de procissões. Dessa forma durante essas procissões, os fiéis saem em cortejo pelas ruas, carregando o Santíssimo Sacramento em uma custódia. As pessoas enfeitam as ruas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais, formando desenhos e figuras que representam a devoção e a fé.

Missa Solene e Adoração Eucarística

No dia de Corpus Christi, é realizada uma Missa Solene, na qual celebra-se a Eucaristia com especial destaque. Sendo assim a adoração ao Santíssimo Sacramento também é uma parte essencial da festividade. Convidam-se os fiéis para passar um tempo em oração diante do Santíssimo exposto, expressando sua devoção e agradecimento pela presença de Cristo.

Missa com pessoas segurando velas e o ostensório com Jesus Eucarístico sendo adorado

Celebrações ao redor do mundo

Corpus Christi é uma festa universal, celebrada em diversos países com suas particularidades culturais. Em algumas regiões, as procissões contam com a participação de autoridades civis e militares, e em outras, realizam-se apresentações teatrais ou danças folclóricas para marcar a ocasião. Em todos os lugares, porém, a ênfase está na adoração e no louvor a Jesus Cristo na Eucaristia.

Conclusão

A Festa de Corpus Christi é uma ocasião especial para os católicos expressarem sua devoção à Eucaristia e reafirmarem sua fé na presença real de Cristo. Afinal é uma celebração rica em tradições e símbolos, desde as procissões e tapetes de rua até a adoração eucarística. Mais do que apenas uma festa religiosa, Corpus Christi é um momento de encontro com Deus, de comunhão com a comunidade e de renovação da fé. Enfim, que essa festividade nos inspire a viver de forma mais profunda e significativa nossa relação com Cristo e com nossos irmãos.

Conheça nosso canal do YouTube e aprenda muito com nossas catequeses. Acesse já clicando aqui!

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Artigos Recentes

triduo pascal

O Tríduo Pascal ️

O Tríduo Pascal, período que vai da Quinta-feira Santa ao Sábado Santo, é o ápice do ano litúrgico e a celebração mais importante da fé cristã.

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima